Educaderia ​© 2019 - Todos os direitos reservados

Pedagogia Criativa

Reflexões sobre o dia d@s professor@s

 

Hoje é nosso dia! Educadoras e educadores de todas as áreas, cantos e encantos. Um dia de comemoração? De reflexão? De luta? Um pouco dos três.

 

Posso dizer que a decisão em ser educadora partiu do coração. Foi algo que aconteceu tão naturalmente em minha vida, não há nem explicação.

 

Não foi por gostar de criança, nem por ter brincado de escolinha na infância. Foi por amar construir conhecimento, refletir sobre o mundo e a convivência com meus pares. Foi por enxergar na Educação, brechas para provocar pequenas transformações em busca de um mundo melhor e de pessoas mais conscientes que “aprendem a aprender” e a buscar sua própria felicidade.

 

Ser educadora é estar disposta a se arriscar ao diálogo, a provocar sem machucar, a cuidar sem mimar, a escolher construir-se com o outro e permitir-se ser uma eterna metamorfose ambulante... rsrs

 

Ser educadora também é se atualizar constantemente, ousar, inovar, acertar, errar...

 

Esses dias estava refletindo sobre o futuro da educação. Estou fazendo pós graduação em Tecnologias na Aprendizagem e às vezes ouço comentários como:


- Daqui a pouco as tecnologias vão substituir até os professores.

 

Isso para mim é um equívoco, esta é uma das profissões mais essenciais e certamente insubstituíveis. O que pode e deve mudar com o tempo são as habilidades e competências de um educador,  mas nenhuma tecnologia substituirá a humanidade nas relações de ensino-aprendizagem, mesmo que estas sejam mediadas em ambientes virtuais de aprendizagem.

 

Nós temos que nos apropriar das tecnologias para acompanhar o desenvolvimento da própria sociedade, garantir acessibilidade a tod@s, situações de aprendizagem mais interessantes e interativas. Elas estão aí a nosso favor e são ferramentas de uma enorme potencialidade pedagógica.

 

Bom, pra finalizar não poderia deixar de falar que ser educadora exige também muita coragem e determinação. Infelizmente ainda somos desvalorizad@s e desrespeitad@as - é vergonhoso e revoltante ver as condições de trabalho precárias, a opressão e o descaso que sofremos.

 

Ninguém me tira da cabeça que toda esta desvalorização é motivada pelo medo das pequenas grandes revoluções que podemos provocar. E como já dizia o mestre Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

 

Neste dia gostaria de convidar todas as pessoas que estão lendo este texto, a não só parabenizarem @s educadores e professores, mas também se engajarem pela valorização e respeito a estas pessoas que dedicam suas vidas ao lindo ofício de educar.

 

Parabéns a tod@s educad@res que fazem esta profissão ser apaixonante e transformadora!

Please reload

Notícias

January 26, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquise por tags