Educaderia ​© 2019 - Todos os direitos reservados

Pedagogia Criativa

Entrevista com Marcelo Veras

09/09/2016

 

O papo hoje é sobre inovação e tendências em Educação. Para falar sobre esse assunto, convidamos o professor Marcelo Veras, CEO da Unità Educacional e diretor do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, para compartilhar suas visões e experiências nesse campo.

 

Com mais de 10 anos atuando na área educacional e dois livros publicados, Veras destaca a importância das escolas e de profissionais da educação terem um olhar aguçado para o futuro e acredita que a atualização constante é fundamental.

 

Muito se fala das competências e habilidades necessárias aos alunos do século XXI. Mas, para você, que competências e habilidades são fundamentais ao professor deste século?

 

Em termos de conectividade, não só o professor, mas a escola tem que se redesenhar! Nos últimos anos, após realizar diversos grupos de estudos com alunos, pais e professores (foram aproximadamente 35 grupos e mais de 500 pessoas consultadas), eu fiz as seguintes perguntas: O que lhe incomoda hoje? A escola atual lhe ajudar a resolver estas questões? Qual escola do futuro você imagina?

 

Após muitas conversas sobre essas três questões, foi possível chegar a uma síntese muito próxima do que seriam as principais competências de um professor para o século XXI: curadoria de conteúdo, diagnóstico cognitivo e liderança.

 

Curador de conteúdo, pois com esse turbilhão de informações, o professor precisa fazer um trabalho de curadoria para selecionar as melhores fontes de conteúdo para serem trabalhadas com seus alunos. Esse professor também precisa fazer um bom diagnóstico cognitivo de seus alunos, identificar como eles aprendem da melhor maneira - entra aqui o conceito de personalização. E, como terceira competência, ele precisa cuidar da interação dos alunos de maneira a permitir que eles se envolvam e troquem conhecimentos.

 

Os professores de hoje são “imigrantes digitais” com a missão de educar “nativos digitais”. Como você vê essa relação de ensino aprendizagem?

 

Hoje, de fato, nós temos imigrantes digitais educando nativos digitais, por isso é urgente que os professores se atualizem para tornar suas aulas atrativas. É importante olhar para o futuro e estar sempre antenado às tendências da Educação para os próximos anos. Após dez anos de trabalho, pesquisas e estudos na área educacional, identifiquei que os alunos não toleram mais aquele ensino do século XVIII.

 

Nesses anos, pude reunir elementos que se transformaram no que eu chamo de “Pilares de Engajamento” para os métodos inovadores em Educação. É importante frisar que quando falo em métodos inovadores em educação, não estou falando somente de tecnologia. Metodologias que pretendem ser inovadoras devem levar em conta alguns pilares de engajamento como: exposição, competição, participação e colaboração. No livro “Inovação e Métodos de Ensino para Nativos Digitais”, Editora Atlas (2011), nós explicamos melhor esses conceitos.

 

Fale um pouco mais sobre os “Pilares de Engajamento”.

 

Hoje a sociedade valoriza muito o palco. E diversas plataformas se utilizam desse palco. Então, o aluno quer reconhecimento, quer essa exposição, e o professor tem que propiciar esses momentos. A competição entra como mais um atrativo para a participação e o engajamento dos alunos. Hoje, também, o aluno quer participar, quer ser parte desse todo. Ele tem que se reconhecer em algum “tijolinho” desse imenso muro. E, por último, a colaboração, o trabalho em equipe, que é fundamental para métodos eficazes na educação.

 

Fiz um curso com professores onde eles utilizaram esses princípios para planejarem aulas de diversas disciplinas. Surgiram ali muitas ideias criativas. Se o aluno passa por uma aula significativa, ele nunca mais esquece. E é assim que a Educação deve ser!

 

Marcelo Veras é CEO da Unità Educacional e Diretor do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

 

Site: www.marceloveras.com | E-mail: marcelo.veras@unitaeducacional.com.br

Please reload

Notícias

January 26, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Pesquise por tags